bolos culinária

Receita de bolo fofo de laranja com calda I Panqueca na Parede

18:10:00Luciana da Silva

bolo fofo com calda de laranjaOlá, a todos! Aqui está a melhor receita de bolo fofo de laranja e com calda para cobertura. E é fácil de fazer porque é aquele tipo de bolo de liquidificador.

Ingredientes do Bolo de laranja

1 xícara de suco de laranja
1 xícara de óleo
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de fubá de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Primeiro os ovos e os líquidos. Acrescentando depois o açúcar e o sal, o fubá e a farinha e depois de bem misturado, acrescente o fermento, mas não bata muito depois disso. Coloque em uma forma de furo no meio muito bem untada e enfarinhada. Use uma forma grande para que o bolo tenha bastante espaço para crescer sem perigo de derramar. A receita rende bastante. Leve ao forno médio, 200º, pré-aquecido, por mais ou menos 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito e que esteja levemente dourado.
Enquanto o bolo esfria para desenformar, faça a calda. Essa calda é muito simples e gostosa e acentua muito o gosto da laranja.
Junte uma parte de açúcar para duas de suco de laranja com uma colher de café de raspas de laranja. Leve ao fogo, mexendo sempre até que fique em ponto de calda. Pode ser em fogo médio que não queima. Antes de ficar pronta, a calda vai ferver e espumar e quando estiver pronta fica com uma cor amarelinha. Eu uso 1 xícara de suco e 1/2 de açúcar, que é suficiente para cobrir a parte de cima do bolo. Acho mais calda que isso desnecessário, mas fica a cargo de cada um. Nessa calda é difícil de acontecer, mas uma dica para não amargar as receitas feitas com raspas de limão ou laranja é raspar bem de leve, sem deixar chegar na parte branca.
bolo de laranja com calda de laranja e geleia de morango
Jogue a calda devagar por cima do bolo e está pronto.
Uma dica muito boa e servir esse bolo com geléia, como a geleia de morango caseira que mostrei aqui no Panqueca. Combina muito bem. O fubá, e até a geléia, ajudam a realçar o sabor de laranja nesse bolo. Eu amo essa receita. Espero que gostem.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Bolo de laranja é uma delícia, Luciana. Meus filhotes adoram.

    Vou ver se arregaço as mangas e me arrisco mais na cozinha.

    Obrigadão pelas dicas e parabéns pelo blog

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, josé. Muito obrigada pelo cmentário. Volte sempre. Amei o seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ola tudo bem estou passando para te conheçer e gostei muito do seu cantinho e resolvi te seguir para nao perder nadinha, se quiser conheçer o meu cantinho sera uma prazer, http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjocas christina

    ResponderExcluir

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato