Cupcake - receita básica e idéias de variações

Esta receita eu uso e aprovo. É para batedeira e os cups ficam macios e úmidos, uma delícia. Estou testando receitas de cupcake de liquidificador e postarei aqui se tiver bons resultados. Tenho minhas dúvidas se feitos em liquidificador vão ficar tão bons quanto estes, mas espero que eu esteja errada. Por enquanto, posto esta receita que é aprovada.

Esta receita rende de 30 cupcakes, mais ou menos.

Ingredientes
1 e 1/2 xícara de açúcar 
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Modo de fazer

Bata a manteiga com o açúcar em velocidade média até ficar cremoso. Batendo sempre, vá acrescentando os ovos um a um e depois a essência de baunilha. Quando estiver bem misturado, vá adicionando altenadamente a farinha e o leite e bata até ficar completamente homogêneo. Em seguida, peneire juntos o bicarbonato e o fermento e acrescente à mistura.

Enchaas forminhas de papel para cupcake até um pouco acima da metade (no máximo 3/4, para não derramar) e coloque dentro da forma própria para cupcake. Pode fazer sem as formas de papel, desde que unte e enfarinhe a forma para cupcake. Eu nunca fiz, mas já ví várias pessoas que dizem que, usando 4 forminhas de papel, não precisa da assadeira para cupcakes e eles não deformam.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° pro 45 minutos (no meu forno demora de 50 a 60 minutos, mas não sei qual é o mistério). Se o forno estiver quente demais a massa vai subir  muito rápido enquanto ainda está mole e derramar. Não abra o forno antes disto, ou eles vão murchar. Antes de tirar do forno, espete com um palitinho. Se sair seco já está pronto. Esperre esfriar para desenformar.

Variações da receita

Para cupcake de chocolate - acrescente 1/2 xícara de chocolate em pó à batedeira, antes do bicarbonato e do fermente.

Para cupcake de morango - acrescente à mstura pronta, 500g de morangos frescos amassados com um garfo.

Para cupcake de amora - acrescente à mstura pronta, 1 xícara de amoras frescas enfarinhadas.

Você pode acrescentar também canela, raspas de limão ou laranja, gotas de chocolate branco ou preto ou ainda uvas passas enfarinhadas.


Você pode rechea-los ou cobri-los com buttercream, chantily, marshmallow (na minha opinião é o mais leve e gostoso do gênero), ganache de chocolate, brigadeiro, doce de leite, geléia de frutas, confeitos, decorar com pasta americana ou massade marzipã e tudo que sua imaginação mandar. Estes da foto foram cobertos com marshmallow. Daqueles que são comprados em garrafinha no mercado e fala na embalagem para bater na batedeira, mas eu bati à mão com um fuê (batedor de claras) e fica perfeito e rapidinho. Pode-se acrescentar chocolate em pó ao marshmallow, como aparece na foto tabém. 


 

Forma para cupcake

Comentários

Postar um comentário