Pão de queijo de liquidificador - Fácil, rápido e delicioso






Oi gente,

hoje eu vim dividir com vocês uma receita maravilhosa. Nós gostamos muito de pão de queijo aqui em casa e eu queria fazer ao invés de comprar pronto, mas achava muito trabalhoso. Resolvi testar receitas de liquidificador, mas não achei nenhuma que ficasse do jeito que nós gostamos e tive fazer umas adaptações até chegar a essa aqui.

Descobri que se pode usar o polvilho doce, o azedo ou uma combinação dos dois para fazer pão de queijo. O polvilho doce, ou fécula de mandioca é o "amido" da mandioca que só recebe o nome de fécula porque a mandioca cresce embaixo da terra. Ele dá consistência e o sabor característico do pão de queijo. O polvilho azedo é o polvilho doce que passou por um processo de fermentação e , por isso mesmo, funciona como um fermento. Ele faz a massa crescer e ficar leve.

A receita segue aí abaixo e você vai notar que uso 2 xícaras de polvilho ao todo, sendo metade de cada um. Essa proporção pode ser alterada. Se usar mais polvilho azedo mais a massa cresce e fica leve, mas também fica um pão de queijo oco e com sabor aproximado ao biscoito de polvilho. Se usar mais polvilho doce a massa fica mais pesadinha e dá um pão de queijo mais recheado. No final de muitos testes, acredito que usar metade de cada um é a melhor combinação, mas vai depender de cada paladar.

Veja a receita e assista o vídeo.
 
 
 
 
Ingredientes:

1 xícara (chá) de polvilho azedo
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
1 ovo
1 pitada de sal
100g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Primeiro prepare as formas. Se for congelar, você pode forrar formas de cupcake com plástico usado na cozinha (tipo ensaca tudo). Fazendo assim, você leva os pães de queijo na forma ao congelador e, depois de congelado, vai soltar muito fácil. Você também pode usar forminhas de cupcake de silicone e, nesse caso, não precisar forrar com saco porque também vai soltar do silicone depois de congelado. Se for assar logo, você vai untar formas de cupcake ou empada com um pouquinho do óleo vegetal de sua preferência. Formas de silicone não precisam ser untadas. Depois deixe o forno preaquecendo a 180º.

Misture o sal e os dois polvilhos e reserve. Bata no liquidificador o ovo, o óleo, o leite e o queijo parmesão ralado. Quando estiver homogêneo, vá acrescentando a mistura dos ingredientes secos. Após tudo misturado, coloque nas forminhas. A quantidade depende do seu gosto. Encha de 1/3 a 1/2 da forma, dependendo do tamanho que você gosta do pão de queijo.

Se desejar, você pode usar um saco de confeitar para facilitar o processo. Eu costumo fazer assim. Leve ao forno ou ao congelador, como preferir. Demora, em média, 20 a 25 minutos para assar e 3 horas para congelar.

Eu prefiro congelar, pois costumo usar a fritadeira tipo "air fryer" para assar os pãezinhos. Nesse caso, coloco congelado na fritadeira e demora 10 minutos, a 180º também.

Depois de congelados, eu costumo colocar todos em um saco plástico para cozinha. Eles não vão grudar uns nos outros e vou retirando apenas a quantidade que vou utilizar.

Espero que vocês experimentem e que gostem.
Beijos e até a próxima.

Comentários