Dicas de Leitura - O Sobrinho do Mago

Este livro é um clássico da literatura infantil, que transcendeu esta classificação. Acho que, assim como eu, qualquer adulto vai gostar de lê-lo. Se você já assistiu aos filmes sobre Nárnia, vai encontrar muitas explicações em O Sobrinho do Mago. O livro descreve a criação de Nárnia por Aslam, e como começaram as idas e vindas de crianças do nosso mundo até ela, bem como a origem do armário mágico que leva os irmãos Pevensie para Nárnia em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, bem como a infância do misterioso professor Kirke, e a origem de Jadis, a Feiticeira Branca.
Embora não tenha sido o primeiro livro da série a ser publicado, os fatos narrados remetem a acontecimentos que precedem o primeiro livro publicado da série, que é O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Logo, apesar de ser o sexto livro a ser publicado, é o primeiro na ordem sugerida de leitura. Bem, na verdade, muito se discute sobre a melhor órdem de leitura das crônicas de Nárnia, se a órdem cronológica ou a órdem de publicação. Isso porque dizem que ler O sobrinho do Mago antes de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa "estragaria a surpresa" da descrição feita de Nárnia neste livro. Bom, como eu já havia visto todos os três filmes sobre Nárnia, teoricamente, não haveria mais surpresas descritivas. Talvez, para quem ainda não viu os filmes, seja melhor fazer a leitura na órdem de publicação. Poderei falar melhor quando ler todos. Aliás, gostei tanto do livro que resolvi comprar o volume único, exatamente para poder ler em sequência,rsrsrs. Na primeira busca online: Submarino - As Crônicas de Nárnia - R$ 29,90. Ressaltando que custava R$ 97,00. Compreio-o,rsrsrs. Além do mais, este é um livro que vale à pena ter em casa. Eu gostaria muito que a Júlia resolvesse lê-lo quando tiver idade.
Bem, a órdem de publicação é a seguinte:


As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros, escrita pelo autor britânico Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil (entretanto au considero uma leitura adequada para adultos, rsrsrs), tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, e ilustrado por Pauline Baynes, As Crônicas de Nárnia chama a atenção pelas semelhanças com as histórias bíblicas de uma forma que as crianças que conhecem a Bíblia podem identificar facilmente. Em O Sobrinho do Mago, a criação de Nárnia é uma maravilhosa e encantadora alusão ao livro de Gêneses.
No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.

Por enquanto, só posso garantir que a leitura da primeira história foi maravilhosa, rápida e duvido que alguém se arrependa de ler esse livro, mas posso até apostar que os outros também serão maravilhosos,rsrsrrs.

Bjs!!

Comentários