Tapete de EVA infantil - Brinquedos Educativos x Decoração

Tapetes de EVA...o que falar deles? São um aliado muito bom para quem tem filhos pequenos. Eu gosto demais. Acontece que há muitos modelos diferentes e cada um é mais adequado para um determinado uso.
Há o tipo que vem com 36 quadrados de tamanho médio, cada um contendo uma letra ou número recortados. É bem colorido e ótimo para as crianças começarem a reconhecer os números e o alfabeto, mas não é o melhor para ser usado como tapete. Com muitas peças e partes pequenas, fica difícil de limpar e as peças se soltam quando tiramos o tapete de lugar. É importante lembrar que os fabricantes recomendam que seja usado por crianças a partir de 3 anos de idade. Eu uso este para ensinar as letras e os números para a minha filha, desde que ela tinha uns 10 meses. Eu guardava as peças em uma caixa e ia mostrando para ela, colocando as vogais ou os números em órdem, falando o nome para ela repetir, mostrando uma letra de cada vez...

O interessante é que ela começou a guardar a cor de cada letra. Quando eu perguntava "onde está o H de hoje?", por exemplo, notava que ela procurava pelas peças da mesma cor que a do H e depois verificava se o formato da letra estava certo, rsrsrs.

Hoje ela tem 2 anos e conhece o alfabeto e os números e sabe contar até 5 (não é falar 1,2,3,4,5...ela reconhece a quantidade até 5). Ela nunca teve hábito de colocar as coisas na boca, sempre ensinei o que não podia e ela nunca fez isso, mas sempre estou junto dela quando ela brinca com este tapete. Ele tem peças relativamente pequenas que, dependendo da criança, podem ser perigosas.


Para ser usado como tapete, uma área mais segura para o bebê engatinhar, por exemplo, é melhor um tapete sem partes soltas, com peças grandes (cada quadrado deste tipo é do tamanho de 4 ou até 9 peças do modelo de cima). Além de ser mais prático de limpar e manusear pelo tamanho, o encaixe das peças é muito melhor, muito mais estável. Há lojass, inclusive virtuais, em que você pode comprar por peça avulsa, escolhendo as cores. Veja o site Eva & Cia (nunca comprei nele, é apenas um exemplo). Você também pode optar por folhas inteiras de eva. Elas vêm em várias espessuras e cores.

 Se você quer algo temático, existem modelos que vêm com desenhos pintados. Os que eu conheço são com personagens de desenhos e filmes infantis. Como os desenhos são pintados e não recortados, são mais seguros e fáceis de usar.




Há modelos de tapetes de eva com encaixes bem pequenos...eles simplesmente não funcionam.

Comentários