Escondidinho de mandioca com carne seca - receita

Outra receita que eu amo é este escondidinho.


 
Ingredientes:

500g de mandioca
leite (quanto baste para bater com a mandioca)
1 colher de sopa de sal.
500g de carne seca
250g de requeijão
1 cebola grande
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
1 colher de sopa de margarina
queijo parmesão ralado para gratinar



 

Modo de fazer:

Lave bem a carne seca e limpe, tirando a gordura. Corte em pedaços médios, e leve ao fogo em uma panela de pressão. Lave bem e descasque a mandioca. Corte em pedaços médios e leve ao fogo também em panela de pressão, juntamente com o sal. Deixe ambas em fogo alto até pegar pressão,então, baixe o fogo para o mínimo e deixe por 20 minutos. Desligue o fogo das panelas e espere a pressão sair. Ligue o forno em temperatura média.

Corte a cebola em rodelas finas, cada rodela ao meio e reserve. Regue uma frigideira com o azeite. Junte a margarina de espere derreter. Refogue a carne seca. Quando estiver quase pronta, adicione a cebola e mexa até que ela fique transparente e macia. Misture o requeijão e a carne seca.

Passe no liquidificador o leite e a mandioca. Tenha o cuidado de partir os pedaços ao meio e retirar as tirinhas que ficam no meio da mandioca (parece um cordãozinho grosso)antes de passar no liquidificar. Se estiver muito difícil de passar, pode adicionar mais um pouco de leite, mas quanto mais firme o purê estiver, mais gostoso fica e mais rápido vai ficar pronto.

Coloque metade do purê de mandioca em um refratário, espalhe o recheio de carne seca e cubra com o restante do purê. Polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até estar dourado e firme. Pode ser feito também no microondas, deixando 20 minutos em potência média alta. A única diferença é que assim não fica douradinho.

Façam porque é muito bom,srsrr!!

Comentários