Detalhes importantes na hora de comprar pela internet

Comprar pela internet está se tornando cada vez mais comum. Assim, temos acesso a ítens que não encontramos perto de casa e, às vezes, compensa até mesmo para os que encontramos fácil. A oferta na internet é grande e os preços geralmente são bons. Eu já estou me acostumando a isso, mas para comprar pela internet é preciso tomar alguns cuidados:
Sempre há o risco de alguém clonar seu cartão. Para diminuí-lo, tenha sempre um antivírus ativo no seu computador, evite navegar em sites de conteúdo duvidoso e não abra emails suspeitos. Muitas vezes, sites com material pornográfico ou conteúdo grátis para baixar podem ser uma armadilha para tentar coletar algum dado seu. O mais seguro, em matéria de dados de cartão é não usar mesmo. Eu uso e nunca tive problemas. Se você tem medo, pode optar pelo boleto bancário, mas aí tem que pagar à vista.
Se for comprar móveis, preste atenção às medidas, pois quando não está na sua frente, fica mais difícil saber se o móvel vai caber no seu espaço.

Fique atento ao esquema de montagem. A maioria vem desmontada, mas para quem tem um mínimo de abilidade com o martelo, não tem problema. Eu já comprei móveis pela internet e a montagem era simples e nem exigiu uso de furadeira, mas eu mesma só dei apoio moral,srsr...quem montou foi meu marido. Se você nem sabe o que é martelo ;) e o móvel for grande ou de montagem complicada, você pode chamar um montador profissional, mas terá que adicionar o preço da montagem ao produto e ver se não sairia mais barato comprar em uma loja da sua cidade. Isso antes de comprar, né. Depois que chegar na sua casa um monte de tábuas, pregos,parafusos, pinos e saquinhos de cola, acompanhados de um esquema de montagem preto e branco em japonês, você só vai poder chorar e chingar o filho da mãe que inventou de comprar aquelo treco além de pagar R$ 150,00 para alguém ir na sua casa e montar o bendito, rsrsrs. Só pra te deixar mais contente, vou avisando que algumas lojas já adotaram a postura de que o cliente não tem razão coisa nenhuma, muito menos montagem de graça. Este serviço às vezes é cobrado à parte.
Antes de comprar pela internet, pesquise na sua cidade o preço e o tempo de entrega do que você deseja. Já sabendo quanto custa, você pode tomar uma decisão melhor, porque se você tiver que pagar frete é muito provavel que saia mais barato comprar em uma loja convencional.
Muitas lojas virtuais anunciam frete grátis, mas algumas exigem um valor mínimo de compra (que não é tão mínimo assim,rsrsrs) para não cobrar frete. Acontece que você só fica sabendo disso na hora de finalizar a compra, quando já perdeu um tempão escolhendo seus produtos. Uma dica para poupar tempo é, logo que entrar no site, escolher um determinado produto e simular uma compra. Se houver um valor mínimo você ficará sabendo logo e não perderá tempo.

Se você for comprar algo que terá uma data certa pra usar, algo importante, compre com antecedência. A entrega pode demorar mais do que o esperado. Sites grandes geralmente cumprem o prazo e entregam até mais cedo. Já comprei duas vezes no site do Ponto Frio e entregaram bem antes do prazo. Em compensação, dois parentes próximos já tiveram problemas de atraso de entrega com o Submarino. Tenha em mente também que se você tiver que trocar o produto, demora mais ainda que na loja. Minha sogra comprou um brinquedo para minha filha na internet, não lembro o site. Veio quebrado e não tinham para trocar e ainda demorou mais ou menos uns 6 meses para devolverem o dinheiro. Tenha tempo para encontrar uma solução se algo der errado. Mas essa dica vale pra qualquer compra.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com o SAC ou com próprio vendedor. Pense no seguinte: Se for difícil tirar uma dúvida antes da compra, imagine se irá conseguir resolver algum problema depois de ter pago.

Evite comprar, logo de cara, um valor alto em sites pequenos e dos quais você não tem referência. Você pode testá-los primeiro e, se der tudo certo, fazer compras maiores.

Espero que seja útil e até logo.

Comentários