Fazer origami - Brincadeiras para dentro de casa.

Uma ótima atividade para fazer com as crianças é o Origami, uma arte milenar que diverte, encanta, e faz muito bem ao corpo e à mente. Nela, o papel é dobrado para dar forma às mais variadas figuras, como animais, flores e formas geométricas. Algumas delas com movimento, como sapos que pulam e pássaros que batem asas. Só isso já seria suficiente para justificar a prática pelas crianças, que se encantam com as formas feitas de papel. Mas há ainda outros ótimos motivos.
 Durante a prática do origami, há a ativação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro, além de ser uma ótima forma de exercitar a imaginação, atenção, memória, paciência e criatividade. Algumas figuras podem ser extremamente difíceis de fazer, mas há níveis de dificuldade variados e ninguém precisa ser perito em origami para desfrutar desta atividade com os filhos. Existem as figuras mais simples e fáceis de fazer, como o Tsuru (pássaro que bate asas) e o sapo que pula, que são perfeitos para as crianças. É importante ter em mente que as crianças vão querer participar da confecção do origami, e as muito pequenas podem ficar frustradas por não conseguirem fazer as figuras sozinhas. Neste caso, você pode esperar que elas tenham melhor coordenação para ensiná-las. Minha filha tem 2 anos e 4 meses e ainda é muito nova para origami, mas eu deixo que ela pegue e dobre os papeis livremente e ela gosta da atividade mesmo assim. Já consegue fazer várias dobras e sei que logo ela vai conseguir seguir os passos junto comigo. Por enquanto, falo para ela que nós somos uma equipe...eu faço o origami e ela brinca com eles, e que logo ela vai conseguir fazer sozinha. O origami é perfeito para crianças maiores (acima de 5 anos). No meu canal do youtube, eu publiquei vídeos passo a passo de como fazer as figuras mais simples e farei ainda mais, pois estou cada dia mais encantada com o origami.

Se você preferir, pode comprar o papel dobradura ou papel ofício colorido para dar mais beleza e melhorar ainda mais a brincadeira, mas pode usar o papel ofício normal também. Até papel de presente fica bom. Você também vai precisar de tesoura. Experimente aprender estes que mostrei aqui e faça com seus filhos. Aposto que eles vão amar esta atividade em família e você também.

Comentários

Postar um comentário