Se a gente pudesse começar a construir já sabendo o que se sabe no final da obra...

Panqueca na Parede - Casa & Construção


Concluímos, recentemente, a primeira etapa da construção da nossa "casa dos sonhos". É claro que sonhamos levando em conta nossas condições financeiras, rsrsrsrs. Foram seis meses de construção, sem contar outros tantos de pesquisa e planejamento. Escolha do terreno, detalhes do projeto, liberação do financiamento da construção, escolha dos materiais e acabamentos, supervisão da obra, cuidados para cumprir os prazos determinados. Tudo demanda tempo e uma experiência que, geralmente, não se tem. Se a gente pudesse começar a construir já sabendo o que se sabe no final da obra...

Ainda temos muita construção pela frente. O projeto final da casa tem dois andares e mais um sótão. Apesar disso, resolvemos construir apenas o primeiro andar e nos mudar assim mesmo. E foi o que fizemos. Vamos esperar um pouco para concluir o que falta.

O lado bom é que vamos poder usar a experiência que ganhamos com a primeira etapa da construção no restante da obra.

Nesta seção do blog, vou compartilhar dicas que, espero, irão ajudar a quem está construindo ou tentando decidir se vai se aventurar por esta estrada. 

Para começar, aqui vão algumas conclusões a que chegamos:

- Você vai gastar mais do que pensava. Se o material não estiver incluso no preço fechado da construção, não importa se você fez ou encomendou um orçamento geral da obra, se fez o cálculo do custo por metro quadrado de construção...vai sair mais caro. Pelo menos, vinte por cento.

- Você deve agendar serviços com antecedência. Desde coisas como concreto usinado e confecção de lajes até peças de marmoraria ou serviço de vidraçaria. Se você tem um prazo, se tem pressa, antecipe as próximas etapas. Se fala de crise em todos os lugares, mas quando você precisa de um serviço a agenda está lotada até 2029!!

- Você nunca terá orçamentos demais. A variação de preços de materiais e mão de obra é muuuuito grande. Pesquise, vale a pena.

- Se estiver barato demais, desconfie. Os preços variam, mas ninguém faz milagre. Se parece bom demais para ser verdade, deve ser furada. Se for arriscar, tire todas as suas dúvidas e procure quem já conheça o produto ou serviço. Falo por experiência!

- As opções de acabamento são muitas e os preços vão de caro até super caro. Você, geralmente, vai gostar mais do super caro. Se você precisa manter um orçamento específico (e quem não precisa?) escolha suas prioridades. Quem constrói, geralmente, tem algumas (ou inúmeras) coisas que sonha em ter no "lar doce lar". Você poderá gastar um pouco mais em itens dos quais não "pode" abrir mão se economizar em outros itens ou desistir de alguns. 

- Se você quer que alguma coisa fique EXATAMENTE como você imaginou, você vai ter que ficar de olho na execução. Não importa o quão bem você acha que explicou para o arquiteto ou para o pedreiro. Se a altura, a posição, o tamanho, se alguma coisa tem que ser exata tem uma grande chance de sair diferente se você não ficar de olho.

- Construir é caro, trabalhoso, estressante e deixa você com vontade de ser rico,rsrsrrs. Apesar de tudo, acho que vale a pena.

Aqui segue o vídeo lá do canal do youtube onde eu mostro a minha casa nova antes da mudança. Espero que tenham gostado do primeiro post de "Casa & Construção". Até mais!



Comentários