Mousse Fácil de Cupuaçu e Chocolate


Panqueca na Parede



Oi gente bonita do meu coração!!!
Cupuaçu
Hoje eu trago uma receita da minha terra. Não da terra onde eu cresci, mas da terra onde eu nasci. O cupuaçu é nativo da Amazônia e Maranhão e foi em São Luis do Maranhão que eu vim ao mundo e também onde conheci o delicioso cupuaçu. Acho que é muito difícil encontrar a fruta em outras regiões (pode acreditar que eu tentei), mas a polpa é bem mais fácil. E é a polpa, do tipo que se acha congelada para fazer suco, que eu vou usar nessa receita. O bombom de cupuaçu também é uma delícia e pretendo fazer um vídeo em outra oportunidade. Bom, a receita segue aqui embaixo e não deixe de ver o vídeo.
 
 
 
 
 
 
Ingredientes:

5 unidades de polpa de cupuaçu de 100g cada
1 lata de leite condensado
500ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
250g de chocolate em barra (eu uso ao leite, mas pode usar meio amargo se preferir)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer

panqueca na paredeComece pela geleia. Leve ao fogo 2  pacotinhos de polpa de cupuaçu (200g) e o açúcar em fogo
médio e mexa até virar geleia, com um pouco de brilho e consistência. Leva, mais ou menos, 5 minutos. Reserve e enquanto faz o restante da receita, deixe esfriar.

Quebre ou pique o chocolate em pedaços pequenos, junte 100ml do creme de leite fresco e o chocolate em uma panela e leve ao fogo. Deixe em fogo mínimo, mexendo sempre até derreter e virar um creme liso e homogêneo. Lembre-se que vamos derreter no fogão porque estamos usando o creme de leite fresco. O creme de leite de caixinha não deve ir ao fogo. Reserve essa mistura também, pois vamos usa-la em temperatura ambiente.

Junte no liquidificador as outras 3 polpas de cupuaçu e a lata de leite condensado e bata até ficar homogêneo. Vai ficar um creme bem firme.

Bata os 400ml de creme de leite fresco (deve estar bem gelado, então deixe no congelador quando começar a fazer a receita) que restaram na batedeira, em velocidade alta, até ficar com a consistência de chantilly. Demora em média três minutos. Não bata demais ou vai virar manteiga.
 
Junte metade do creme chantilly ao creme de chocolate e adicione as duas colheres (sopa) de chocolate em pó. Misture delicadamente até ficar homogêneo. Junte a outra metade do chantilly ao creme de cupuaçu.
 
Agora é só montar em uma travessa de sobremesa ou em porções individuais, colocando a mousse de cupuaçu por baixo, a geleia no meio e a mousse de chocolate por cima. Leve à geladeira por três horas aproximadamente ou até que esteja bem firme.
 
Bom apetite!!!
 
Espero que gostem. Beijos e até a próxima!!

Comentários