Receita de Curau de Milho Verde

Hoje tem um delicioso curau de milho verde, de sabor suave e muito delicado. Uma receita fácil e
rápida, porém preservando o sabor mais tradicional.
O segredo para a suavidade do sabor está em coar o milho usando um pano de prato muito bem lavado e umedecido em água. Assim, o resultado é um curau leve e delicioso. Vale lembrar que esta receita é chamada no Nordeste de canjica e o que no Sudeste é conhecido como canjica lá é chamada de mugunzá.




Veja o vídeo:


 
 
Se preferir, segue a receita passo a passo:
 
Ingredientes

6 espigas de milho verde
150ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
1/3 de xícara de açúcar
canela para polvilhar


Modo de fazer

Primeiramente, rale as espigas de milho. Se preferir, você pode retirar os grãos de milho do sabugo usando uma faca e bater os grãos no liquidificador com 150ml de leite. Caso você tenha ralado o milho, apenas misture os 150ml de leite ao milho ralado.
 
Em seguida, coe a mistura usando o pano de prato. Use um escorredor ou uma peneira como apoio para que o pano de prato não caia para dentro da panela. Esprema o pano com cuidado até que todo o líquido tenha escorrido e o bagaço esteja bem sequinho dentro do pano. Reserve o bagaço para fazer um delicioso bolo de milho.
 
Junte os demais ingredientes ao líquido coado e leve a mistura ao fogo. Começará a engrossar depois de uns 5 minutos, mas você deve mexer sempre, por uns 20 minutos, até cozinhar. Desligue o fogo e passe para o recipiente que desejar. Se for servir quente, porções individuais, como ramequins, são perfeitas. Se desejar servir frio poderá também usar um refratário. Neste caso, molhe ligeiramente o interior do mesmo antes de despejar o curau, o que vai facilitar na hora de servir. Polvilhe um pouco de canela em pó por cima. Fica muito bonito decorado com canela em pau.
Espero que gostem!!!
 

Comentários