Maçã do Amor

Aproveitando que as festas juninas estão chegando, trago hoje uma receita de maçã do amor.
Como sou apaixonada por essa delícia doce e romântica testei as variações da receita até chegar à melhor. Surpreendentemente, é a mais simples também. Bom, vamos a ela...


                                                                                                                                 








Se preferir, veja o vídeo

Ingredientes:
300g de açúcar
150ml de água
1 colher de sopa de vinagre
1 coler de sobremesa de corante alimentício ( prefiro a cor bordô, mas pode ser o vermelho também)
Maçãs (esta quantidade banha de 4 a 6 maçãs, dependendo do tamanho)
Palitos (pode ser usado o de churrasco, mas o de picolé ou sorvete é melhor)
Obs: A proporção será sempre uma medida de açúcar e metade de água. Se for fazer uma quantidade maior você deverá aumentar o vinagre e o corante proporcionalmente. Lembre-se que aumentando a quantidade de calda aumentará também o tempo que levará para chegar no ponto de caramelizar.
Modo de preparo:
Lave e seque muito bem as maçãs. Tire os cabinhos e espete o palito no local onde estavam. Unte com óleo de cozinha o prato ou a travessa onde você vai deixar as maçãs após caramelizadas, lembrando de retirar o excesso com um papel toalha. Unte também um pires, que será usado para verificar o ponto da calda. Leve ao fogo, preferencialmente em uma panela funda para facilitar o trabalho, o açúcar, a água, o vinagre e o corante. Pode deixar em fogo médio até iniciar fervura. É muito importante NÃO mexer nem colocar a colher dentro da panela após ligar o fogo para que a calda não açucare.
Quando levantar fervura, marque o tempo e deixe no fogo mínimo. Demora um pouquinho mais, mas é muito melhor para ver o ponto e para caramelizar as maçãs sem que a calda queime. O tempo para atingir o ponto certo varia, comece a verificar o ponto a partir de 15 minutos de fervura. Com uma colher, derrame um pinguinho da calda no pires untado, quando o pinguinho esfriar, você deve ser capaz de retirá-lo do pires e quando jogá-lo de volta fará um barulho como de uma pedrinha. Além de fazer o barulho, você deve conseguir apertar sem que ele deforme e quando você morder a gotinha ela deve estar quebradiça e não deve mais estar grudando no dente. Então, estará no ponto. Desligue o fogo e caramelize as maçãs o mais rapidamente possível, mas escorrendo bem a mesma para que não forme uma crosta grande na parte inferior dela. Se você demorar e a calda começar a esfriar, vai ficar mais grossa e fazer uma casca mais dura e difícil de morder.
Quando provar o ponto da calda, preste atenção para ver se não está amarga, o que significaria que a mesma passou do ponto e não deverá ser usada. Você também pode jogar o pinguinho de calda em um copo com água para verificar o ponto. Deverá estar firme e fazer barulho da mesma forma quando cair no pires. Tenha cuidado na hora de testar o ponto e ao trabalhar com a calda, pois ela fica muito quente e a queimadura de açúcar é muito perigosa e dolorida.
Algumas receitas usam cremor tártaro e /ou glucose de milho, mas eu não uso porque acho que eles fazem com que a casca da mação derreta mais rapidamente.
Você pode embalar com celofane. Se guardada na geladeira logo após ser embalada, dura até 2 dias. Em temperatura ambiente, pode começar a derreter após aproximadamente 5 horas.
Espero que gostem e até a próxima!!

Maçã do amor - Veja o vídeo no youtube

Comentários