Feijão - Como fazer feijão simples com ou sem panela de pressão

 
Oi gente, que bom estar de volta com mais uma receita. Sei que feijão é uma coisa bem básica, mas fazer o básico bem feito pode ser difícil. Além disso sempre tem gente "chegando agora na cozinha".
 
Vamos à receita então!
 
Ingredientes:
 
2 xícaras de feijão carioca
8 xícaras de água
1 cebola média
2 dentes grandes de alho
2colheres de café de sal
1 colher de sopa de margarina
 
Obs: Se você for congelar uma parte do feijão, use proporcionalmente o sal a cebola e o alho na hora de temperar.
 
 
Modo de fazer na panela de pressão:
 
Escolha o feijão, retirando qualquer impureza ou feijão estragado. Lave muito bem, esfregando para retirar o pó. Você vai ver que a água vai ficar um pouco turva. Escorra a água e lave novamente. Leve à panela de pressão o feijão e a água, sem nenhum tempero. Feche a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão e, então, diminua o fogo. Após vinte minutos na pressão, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (o feijão vai terminar de cozinhar desta forma). Quando toda a pressão sair, abra a panela. O feijão deve estar macio, mas ainda firme. Você pode temperar todo o feijão ou separar em porções antes de temperar para congelar. Para temperar, derreta a margarina e doure o alho e a cebola (picados ou ralados, como preferir). Adicione o sal e, com a ajuda de uma escumadeira, coloque apenas os grãos para refogar um pouco. Depois adicione o caldo e deixe apurar por uns 5 minutos. Prove e adicione mais um pouco de sal se for necessário. Se o caldo ficar ralo, amasse uma ou duas colheres de grãos de feijão e misture na panela.
 
Modo de fazer na panela comum:
 
Após escolher e lavar da mesma forma explicada acima, deixe o feijão em uma vasilha coberto com bastante água, de molho por 8 horas (geralmente quem faz assim, coloca o feijão de molho antes de dormir para cozinhar pela manhã, por exemplo). Depois do molho, escorra a água, lave novamente o feijão, leve ao fogo apenas com a água. Vai demorar aproximadamente 1 hora para ficar no ponto de temperar. Se for necessário, adicione mais água. Use sempre água fervendo para não atrapalhar o cozimento do feijão. Quando estiver macio, mas ainda firme, está pronto para temperar ou para congelar. A forma de temperar é igual ao da panela de pressão.

Rendimento:

Esta quantidade deve dar para seis pessoas. Na minha casa somos dois adultos e uma criança e rende três refeições.

Dica:

Congelando o feijão assim sem temperar, ele vai ficar com sabor de feito na hora. É só descongelar no micro-ondas ou naturalmente, temperar da mesma forma explicada antes, adicionando um pouco de água se necessário.

Sugestão: Na hora de refogar, antes de juntar os grãos de feijão, você pode adicionar bacon em cubinhos.


Bom apetite!!!

Para quem, como eu, gosta mesmo é do audiovisual, tem aí o vídeo para dar uma olhada.




















https://www.youtube.com/watch?v=SU0WcNgAu-E

Comentários