Molho branco - receita

Olá!!!

Resolvi postar hoje a receita de molho branco que eu uso. Ela pode ser usada para gratinar legumes cozidos (com queijo ralado), em receitas de lasanhas, panquecas, como acompanhamento de carnes ou massas e tudo que sua imaginação mandar.

Aí vai...

Ingredientes

500ml de leite (para um molho bem encorpado, use 400ml)
2 colheres de sopa de manteiga (pode ser margarina)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e noz moscada para temperar

modo de fazer

Coloque o leite para aquecer um pouco (pode ser no microondas) e derreta a manteiga em uma panela. Quando derreter, vá juntando a farinha de trigo e mexendo para dissolver tudo. Vai formar uma pasta bem firme em mais ou menos um minuto. Vá acrescentando o leite quente bem devegar e mexendo bem para não empelotar. Quando incorporar todo o leite, aumente o fogo e vá mexendo até engrossar. Tempere com aproximadamente meia colher de café rasa de sal e uma pitada de noz moscada. Depois, baixe o fogo e mexa de vez em quando, para não queimar no fundo, por aproximadamente 10 minutos.

dica: esta quantidade é suficiente para acompanhar uma carne ou cobrir legumes para gratinar. Para uma receita maior, como uma lasanha, duplique ou triplique a receita, dependendo do tamanho da travessa. 

Comentários