Creme de galinha - Receita


Se eu tivesse que escolher uma comida salgada preferida acho que seria essa aí...

Vejam o vídeo ou sigam a receita e me digam se também gostaram.









Ingredientes
1kg de peito de frango sem pele e sem osso
1 colher de sopa de óleo ou azeite
1 colher de sopa cheia de sal
4 dentes de alho
suco de 2 limões
1 cebola grande picada
2 tomates picados
½ pimentão verde picado
1 colher de sopa de extrato de tomate ou meia lata de molho de tomate (eu prefiro o extrato, pois não muda a consistência do creme).
1 colher de sopa de salsinha picada
1 litro de água quente
1 xícara de leite
1 litro do caldo do cozimento do frango
2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)
2 latas de milho verde
1 latas de ervilha
1 ketchup pequeno
1 caixa de creme de leite
Preparo
Tempere o frango com o sal, o suco de limão e o alho. Deixe no tempero enquanto corta a cebola, os tomates e o pimentão em cubos. Refogue o frango no óleo ou azeite. Quando o frango ficar com aspecto de "selado" (quando a parte de fora perder a cor rosada), junte a cebola, os tomates e o pimentão e deixe no fogo até os temperos murcharem. Acrescente a salsinha e 1 litro de água quente e deixe no fogo até o frango cozinhar por completo. Após mais ou menos 15 minutos, verifique se o frango está bem cozido. Quando estiver, desligue o fogo, retire o frango e reserve o caldo.
Separe o frango e desfie. Bata 1 litro do caldo, com os temperos, uma lata de ervilha e uma de milho verde (ambos lavados e escorridos) no liquidificador.
Leve ao fogo o frango desfiado, o caldo do frango passado no liquidificador, o resto do milho verde e da ervilha. Junte o amido de milho dissolvido na xícara de leite. Deixe em fogo baixo até engrossar e o amido cozinhar (+/- 5 minutos após ferver). Desligue o fogo, junte o ketchup e o creme de leite.


Está pronto para servir.

Sirva com arroz branco. Vai bem com batata frita, batata palha, farofa ou salpicão.

Esta receita é muito especial para mim, pois me lembra toda família reunida, na época do Natal, além de ter sido uma das primeiras coisas que eu aprendi a cozinhar. Espero que vocês experimentem e deixem um comentário dizendo se gostaram.

Até a próxima!!

Comentários

  1. Esta receita marcou nossa infancia Lu, se somarmos quantas horas nós passamos desfiando frango rsrsrsr cortando batata para o salpicão rsrsrsrsr sem falar da correria depois para nos arrumarmos e ficarmos lindas para o natal, ano novo e demais festas na casa da vovó rsrs bjs!! Saudade

    ResponderExcluir

Postar um comentário